O trabalho não me tem permitido atualizar o blog como eu gostaria, mas, não, eu não o abandonei e não deixarei de, sempre que possível, publicar textos relativos ao CACD e à preparação. Resolvi publicar hoje porque, além de um pequeno intervalo que me possibilitou mais do que apenas respirar, é o dia em que Celso Amorim ultrapassou o Barão do Rio Branco em tempo à frente do Itamaraty. Ok, meu texto nada tem que ver com isso, mas não custa deixar o registro. :)
Atualmente, os candidatos de todo o Brasil se têm perguntado e têm estado angustiados com o número de vagas do próximo CACD. A famosa informação das 25 vagas correu o país e gerou pânico. Deve-se registrar que está em análise, na Câmara do Deputados, projeto de lei que cria 400 novas vagas na carreira de diplomata (além de outras de oficial de chancelaria e de eliminar as vagas de assistente de chancelaria). O PL corre em regime de urgência e submetido à apreciação conclusiva das comissões.
Infelizmente, o regime de urgência tornou-se sinônimo de "depois da eleição". O PL aguarda parecer em uma das comissões desde 15 de julho. A pergunta que fica é: o PL será aprovado a tempo? Não há resposta para essa pergunta, mas o que importa registrar é que está clara e cristalina a intenção de prosseguir por mais quatro anos a ampliação dos quadros da carreira de diplomata. Não há motivo para pânico.
Este é o link para acompanhamento:
http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=482442
Por último, ainda que a preocupação tenha seus fundamentos, é muito importante que todos tenham consciência de que não devem estudar nem mais nem menos em função do número de vagas oferecido, mas, sim, procurar atingir nível que permita ser aprovado em qualquer circunstância. Sim, o grau de dificuldade aumenta, mas todos são capazes de superar as dificuldades, com mais ou com menos esforço, com mais ou com menos recursos. O importante é ter em mente que ninguém está pré-aprovado e que o esforço individual fará toda a diferença para que o usos dos recursos disponíveis na preparação tenha resultados satisfatórios.
Abraço a todos e bons estudos.
3 comentários:
maravilha!
Obrigado mais uma vez, Maurício. Abraços e até breve.
E agora, com o segundo turno presidencial, seria o adeus às 100 vaguinhas? Alguém arriscaria um palpite?
Postar um comentário