sexta-feira, 4 de abril de 2025

Os Embaixadores


"Alberto da Costa e Silva, em seu magnífico artigo em 'O Itamaraty na Cultura Brasileira', toma emprestado o quadro de Hans Holbein, 'Os Embaixadores', para avaliar, por meio das representações iconográficas da tela, as características do diplomata.

O mapa, o alaúde, o sextante, o globo, o livro e a tapeçaria seriam metáforas indicativas da qualidade de homens capazes de decifrar todos os códigos, nos mais diversos campos da inteligência humana. Eis o diplomata".

- Manual de História do Brasil da FUNAG.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor do blog. Não serão permitidos comentários ofensivos a quaisquer pessoas ou instituições, vocabulário inadequado ou afirmações que violem as regras de cortesia e de boa convivência. Comentários que desrespeitarem tais regras serão excluidos.