Este blog é um espaço de debate e diálogo sobre diplomacia e o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata do Instituto Rio Branco. Seus objetivos básicos são contribuir para o esclarecimento de dúvidas sobre o concurso e a carreira, bem como debater temas relacionados à política externa. Sejam todos bem vindos ao Diálogo Diplomático! As opiniões expressas neste blog são de seus colaboradores e não refletem necessariamente a opinião do governo brasileiro.
sexta-feira, 31 de outubro de 2025
quinta-feira, 30 de outubro de 2025
Dutra e Truman
A expressão "How do you do, Dutra?" faz referência ao encontro entre os presidentes Truman e Dutra, em 1947. A resposta de Dutra, "How tru you tru, Truman?", é uma imitação fonética do cumprimento do então presidente estadunidense. Com base nessa anedota, recordamos, futuros diplomatas, que os examinadores da banca de inglês são extremamente exigentes nas competências das provas de primeira e segunda fases. Querem saber como preparar-se adequadamente para essa disciplina? O professor Maurício Costa (@malcosta) pode orientá-los, por intermédio do Programa de Coaching do Diálogo Diplomático. Contatem-nos agora.
quarta-feira, 29 de outubro de 2025
terça-feira, 28 de outubro de 2025
Visita presidencial à Indonésia e à Malásia
segunda-feira, 27 de outubro de 2025
domingo, 26 de outubro de 2025
Relações Brasil-EUA
A história da política externa brasileira reconhece dois tipos de relações entre Brasil e Estados Unidos da América: Americanismo Pragmático e Americanismo Ideológico. Pode-se afirmar que os diálogos com os EUA se tornaram prioridade na República Velha (1889-1930), particularmente na chancelaria de Barão do Rio Branco (1902-1912), quando este considerou que aproximar-se dos estadunidenses promoveria aumento no comércio, proteção contra invasões de europeus, fortalecimento regional e prestígio internacional. Ao longo dos séculos XX e XXI, divergências e convergências fizeram parte deste diálogo bilateral, como as vantagens obtidas nas Guerras Mundiais, o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca, a Comissão Mista Brasil-Estados Unidos, o Memorando da Frustração, o Acordo Militar e seu rompimento, a Organização Pan-Americana, o rompimento com o Fundo Monetário Internacional, a Aliança para o Progresso, a Operação Brother Sam, a presença na Força Interamericana de Paz, as indenizações por causa da AMFORP e da ITT, a seção 301 do American Trade Act, a Guerra no Iraque, o acordo em relação ao urânio do Irã, o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas da base de Alcântara, o Acordo sobre Pesquisa, Desenvolvimento, Testes e Avaliação, entre outros. Adicionalmente, os EUA ocupam a posição de segundo maior parceiro comercial do Brasil, à frente da Argentina e atrás da China. Querem aprender mais? O professor Maurício Costa (@malcosta) pode ajudá-los, por meio de três de nossos cursos: Programa de Coaching, Curso de Redação e Trilha da IA. Tiveram interesse? Escrevam-nos.
quarta-feira, 22 de outubro de 2025
Segunda Guerra
Conhecer história é fundamental nos estudos para o CACD, tanto na fase objetiva quanto na fase discursiva. Querem dominar essa matéria e suas competências? Matriculem-se no Programa de Coaching e/ou no Curso de Redação do Diálogo Diplomático e sejam orientados pelo professor Maurício Costa (@malcosta). Vale lembrar que todas as matérias do edital estão inclusas nessa preparação. Para mais informações, entrem em contato conosco.
terça-feira, 21 de outubro de 2025
sábado, 18 de outubro de 2025
segunda-feira, 13 de outubro de 2025
Recorrência temática em economia no CACD













