segunda-feira, 20 de maio de 2024

Rudolf Höss


Diplomata e professor Maurício Costa (@malcosta) no cadafalso de Rudolf Höss, na Polônia. Oficial alemão da SS (Schutzstaffel), este chefiou o campo de concentração de Auschwitz, no período da II Guerra Mundial. Höss foi um dos responsáveis por sistematizar a matança na câmara de gás, visto que ele optou pela pesticida Zyklon B, a qual tirava a vida de milhares de pessoas em pouco tempo. Sua casa ficava localizada próxima ao campo, em uma área que lhe permitia ter uma vida luxuosa, com empregados judeus, itens confiscados dos prisioneiros, jardim e piscina. Esse enredo, consequentemente, gerou o premiado filme “Zona de Interesse”, que ganhou o Óscar, cuja intenção, nas palavras do diretor Jonathan Glazer, foi retratar a natureza humana. Com a derrota alemã na guerra, o oficial nazista falsificou sua documentação e trabalhou em uma fazenda no norte da Alemanha, com o intuito de fugir provavelmente para a América do Sul. Soldados britânicos, no entanto, encontraram-no, em 1946. Höss, por conseguinte, foi condenado no Tribunal de Nuremberg, que havia sido criado para julgar os crimes cometidos pelos nazistas durante a Segunda Guerra. Após reconhecer a responsabilidade pelo assassinato de milhões de pessoas, Rudolf Höss foi enforcado aqui, em 1947, no complexo do antigo campo de concentração de Auschwitz.


#zonadeinteresse #filme #oscar #premiacao #cinema #alemanha #alemao #oficial #rudolfhoss #auschwitz #segundaguerra #mundo #cacd #cacdista #diplomacia #diplomata #embaixador #embaixada #conflito #arma #tribunal #direito #nuremberg


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor do blog. Não serão permitidos comentários ofensivos a quaisquer pessoas ou instituições, vocabulário inadequado ou afirmações que violem as regras de cortesia e de boa convivência. Comentários que desrespeitarem tais regras serão excluidos.