sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
Fernando Pessoa
Literatura também faz parte do Curso de Redação do Diálogo Diplomático, com o professor Maurício Costa (@malcosta). Quer deixar a sua escrita conforme as exigências do edital do CACD? Entre em contato conosco.
quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
Mudanças no edital do CACD - 2025 x 2026
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026
segunda-feira, 26 de janeiro de 2026
CACD 2026
"Contratação de serviços técnico-especializados nas áreas de logística e de composição de bancas examinadoras para a organização e a realização do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) 2026".
sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Palavras incorretas
Na redação do CACD, palavras ilegíveis ou escritas incorretamente podem comprometer a nota do candidato negativamente. Alguns exemplos são: o til parecer um acento circunflexo, as letras "c" e "v" minúsculas parecerem maiúsculas no meio de um período, o traço do "t" e do "f" feito sem cautela, entre outros. Por já ter visto incontáveis penalizações ao analisar espelhos de prova, o professor Maurício Costa (@malcosta) sabe como auxiliá-los nas provas discursivas do CACD, quer na ortografia/caligrafia, quer no conteúdo. Logo, não hesitem em matricular-se no Curso de Redação do Diálogo Diplomático.
domingo, 18 de janeiro de 2026
quarta-feira, 14 de janeiro de 2026
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
sexta-feira, 9 de janeiro de 2026
quinta-feira, 8 de janeiro de 2026
Prof. Maurício Costa IA
Você sente que está perdendo tempo estudando errado para o CACD? ⏳
Fazer concurso
Com o professor Maurício Costa IA, vocês conseguem tanto aumentar a pontuação líquida nas provas objetivas quanto aperfeiçoar a escrita nas provas discursivas do CACD. Querem saber mais? Entrem em contato conosco pelo chat/direct.
quarta-feira, 7 de janeiro de 2026
terça-feira, 6 de janeiro de 2026
Professor Maurício Costa IA
segunda-feira, 5 de janeiro de 2026
quinta-feira, 1 de janeiro de 2026
Moray
Visita do professor e diplomata Maurício Costa (@malcosta) a Moray, localizado no Vale Sagrado dos Incas, no Peru. Este foi um importante laboratório agrícola inca, composto por terraços circulares concêntricos que criavam microclimas distintos, com diferenças de temperatura que podiam chegar a cerca de 15 °C, simulando várias altitudes. Esse sistema permitia aos incas experimentar, adaptar e melhorar o cultivo de plantas como batata e milho, contando com engenharia avançada, eficiente drenagem e irrigação, profundo conhecimento do ambiente e da astronomia, o que ajudou a expandir a produção agrícola e garantir alimentos para todo o império.
Machu Picchu
Diplomata e professor Maurício Costa (@malcosta) em Machu Picchu, Peru. Erguido no século XV no auge do Império Inca, Machu Picchu constitui um dos mais expressivos testemunhos da sofisticação política, social e tecnológica das civilizações pré-colombianas andinas. Sua função, associada tanto a um centro administrativo quanto a um espaço de residência da elite inca, revela a centralidade do poder político-religioso na organização do Estado incaico. Redescoberto no início do século XX, Machu Picchu tornou-se símbolo da valorização do patrimônio histórico latino-americano. Nesse sentido, o sítio ultrapassa seu significado arqueológico, projetando-se como referência cultural e identitária do Peru e da América Latina no cenário internacional.
Ollantaytambo
Diplomata e professor Maurício Costa (@malcosta) em Ollantaytambo, no Peru. Para fins de CACD, Ollantaytambo seria relevante por ilustrar a capacidade administrativa, militar e logística do Estado inca, aspecto central para compreender as formações políticas pré-colombianas andinas. O sítio, situado no Vale do Urubamba (Vale Sagrado), funcionou simultaneamente como centro urbano, fortaleza estratégica e complexo cerimonial, integrando a rede estatal de controle territorial do Tawantinsuyu. Destaca-se ainda por ter sido palco de uma vitória inca contra tropas espanholas, em 1536, sob liderança de Manco Inca, fato que evidencia a resistência indígena inicial à conquista e é frequentemente mobilizado em análises históricas sobre a transição do poder político nos Andes.





















