Seguidores

sábado, 4 de abril de 2009

COMENTARIOS SOBRE A SEGUNDA FASE DO CACD 2009

A prova de português do CACD 2009 não surpreendeu. No edital do concurso, já estava esclarecido que o tema da redação seria de ordem geral e que somente os exercícios de comentário, interpretação ou análise de textos teriam por base a bibliografia obrigatória. A pergunta, então, é: "o texto motivador a redação não era um excerto de Esaú e Jacó?". A resposta todos já sabem, mas também parece que evidente que a o tema da redação não era o romance de Machado de Assis. Espero que nenhum candidato tenha discutido a obra de Machado somente. Não esqueçamos, também, que se trava de uma pergunta. Parece óbvio dizer isso, mas é importante que ela tenah sido respondida.

A capacidade inter-relação e a capacidade de fazer análise conceitual serão beneficiadas. Na minha opinião, as redações que discutiram com base mais filosófica, política e analítica serão beneficiadas, em detrimento das redações que, de alguma forma, tentaram "encaixar" análise de exemplos de "idéias como patrimônio comum". As redações que trataram de propriedade intelectual estariam, na minha opinião, corretas. Propriedade intelectual é exatamente a confronto entra a "propriedade privada de idéias" e o "domínio público", que representaria o "patrimônio comum". Além disso, o excerto que motivava a redação tratava da questão da autoria, que, por sua vez, é um dos principais temas de propriedade intelectual: o direito autoral. Se as redações que seguiram essa abordagem tiverem discutido em termos mais conceituais e suas implicações políticas, sem discutirem demais as questões de política externa contemporânea, não deverão sofrer prejuízos irreversíveis. Infelizmente, o que eu penso e o que banca pensa não são necessariamente a mesma coisa e acredito que prevalecerá a primeira a abordagem-filosófica e política.

Os exercícios estavam relativamente fáceis. O comando do exercício de comentário, de Raízes do Brasil, especificava o método de elaboração da resposta: "ilustar com exemplo histórico". O comentário exigia, portanto, a discussão do tema, não apenas a velha, equivocada e tão repetida paráfrase dos excertos, que já reprovou e/ou reduziu a nota de centenas de candidatos nos últimos anos. O segundo exercício exigia do candidato conhecimento sobre a obra e exigia o "risco" de opinar e interpretar(risco que os candidatos geralmente têm pavor de assumir). As interpretações foram as mais diversificadas, por isso creio que não haverá grandes surpresas.

A mais importante característica da segunda fase de 2009 foi a impossibilidade de padronização das respostas. Todos os candidatos deviam falar sobre o mesmo tema, cada um a seu modo, de acordo com sua capacidade e sua "maturidade intelectual". Aqueles que estivessem adestrados a falar de um tema ou adestrados a formato único tiveram grande dificuldades na elaboração do texto. Ao contrário do que apregoam os vendedores de milagres, A PADRONIZAÇÃO DAS RESPOSTAS NA PROVA DE REDAÇÃO É FATOR DE REPROVAÇÃO! O ano de 2008 foi muito importante para que fosse percebido o "efeito adestramento" na prova de redação, pois mais de uma centena de candidatos falou de de Sergio Buarque, de Darcy Ribeiro e de Gilberto Freyre, mas não de Drummond. O "comando aberto" do ano passado possibilitou o "encaixe", mas a prova de 2009 acabou com essa possibilidade. FELIZMENTE!

Para os candidatos mais preocupados com o tratamento do tema, enfatizo que, tão ou mais importante, é o aspecto formal da resposta. Os critérios aplicados são bastante rígidos, especialmente no que se refere a estilo e a vocabulário. Muitos candidatos acreditam que fizeram excelentes redações, mas podem ser eliminados pelo desconhecimento de algumas regras básicas da prova em relação à colocação pronominal, ao vocabulário em sentido conotativo e à pontuação( usei esses exemplos porque são as maiores dificuldades dos candidatos que preparei ao longo do último ano). Os 50 pontos de estrutura formal (30 na redação, 10 em cada exercício) serão o fator decisivo da aprovação de muitos candidatos. O valor da penalização aplicado pela banca( ou 0,5 ou 1 ponto) só será conhecido dia 7 de maio, quando os espelhos forem liberados. Muitos candidatos dependem dessa escolha para serem aprovados... Só nos resta esperar.

Boa sorte a todos e continuem estudando. Desejo um pouco mais de sorte aos meus alunos( he he), mas acredito que o esforço na preparação terá resultados.

5 comentários:

Tiago disse...

Mudando completamente o foco do post, meu comentário se reporta em uma indicação. Há um post antigo que fala sobre ler os clássicos para estar bem preparado. Quais seriam estes clássicos? Como podem notar, sou marinheiro de primeira viagem e gostaria de obter esta informação. Caso seja possível me enviar, meu e-mail é "niegro182@gmail.com". Desde já agradeço.

Anônimo disse...

Olá, vocês têm dicas para a terceira fase? Estou totalmente perdido sobre como usar meu tempo melhor, nesse momento.

Anônimo disse...

Quais os critérios de estilo exigidos na prova?

Rozenbaum disse...

Caro MAC, adorei seu blog! Você poderia passar seu email pra mim? Gostaria de trocar algumas idéias. meu email é rozenbau@gmail.com
abraços

Paulo Henrique disse...

Professor, concordo que não se pode ficar preso a fórmulas muito rígidas, mas deve haver um limite. No manual do candidato do concurso de 2010, há uma redação da prova de 2009, de Lourenço Felipe Dreyer. Eles simplesmente escreve em primeira pessoa do singular e, em seguida, em primeira do plural. Além disso, a conclusão é precária do tipo "eu acredito..." Além de correção gramatical, o texto precisa estar bem ordenado, com argumentos que sustentem uma conclusão, já que é uma dissertação.
Além disso, eu seguiria, indubitavelmente, pelo caminho da propriedade intelectual, por ser mais "concreto".

Conclusão do texto de Dreyer:
"Será correto agir assim? Será que estamos certos, ao adotar e divulgar como nossa
qualquer idéia que nos agrade, como se todas as idéias fossem um bem público à nossa
disposição? Acredito, pelo contrário, que, em uma sociedade que queira se desenvolver de
forma inteligente, um mínimo de responsabilidade e autenticidade no uso das idéias deve ser
estimulado e, no que diz respeito à política, exigido pelo povo de todos aqueles que o
representam."

O que o senhor acha disso?

abraço e parabéns pelo blog.

ph