A publicação do edital do CACD 2012 reacendeu os debates a respeito das expectativas e das perspectivas dos candidatos para a edição 2012 do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata. Esses debates decorrem da previsível continuidade matizada das regras e da estrutura geral do concurso a ser realizado.
No que se refere à continuidade, mantiveram-se 65 questões de oito disciplinas no TPS (excluindo espanhol e francês), a mesma distribuição de questões por disciplina do TPS 2011 (treze de português, doze de inglês, cinco de história do Brasil, dez de história mundial, onze de política internacional, cinco de direito, cinco de economia e quatro de geografia) e a estrutura do concurso em quatro fases, sem prova oral de qualquer espécie.
No que se refere às matizes, houve três mudanças significativas. A primeira refere-se à redução de 300 para 200 aprovados no TPS; a segunda refere-se às alterações na extensão dos exercícios da segunda fase, a terceira refere-se à soma da nota do TPS no resultado final do concurso. Analisaremos uma a uma:
1- REDUÇÃO DE 300 PARA 200 APROVADOS NO TPS
Não cabe especular as razões dessa redução, que podem ser tanto fundamentalmente práticas (como reduzir o número de provas a serem corrigidas nas etapas posteriores) quanto fundamentalmente pedagógicas (como supostamente elevar o nível dos candidatos que disputarão as etapas seguintes). Seja qual for a razão da escolha, as conseqüências para os candidatos continuam as mesmas.
A consequência mais óbvia e certamente mais importante é a elevação da nota de corte. Ressalte-se que essa elevação não pode ser considerada em termos comparativos com provas anteriores. Não se trata de afirmar que a nota deste ano será maior do que 40.8 (nas provas de 65 questões já houve notas de corte em 49.25e 44.8, por exemplo), mas, sim, de que os candidatos deverão ficar entre os 3% melhores, não mais entre os 5% melhores no TPS. O mais importante a considerar é que a diferença a ser compensada não é impossível de ser alcançada, depende de dois, no máximo três pontos. Essa compensação evidentemente dependerá da capacidade de cada candidato de elevar seu desempenho.
Como consequência menos óbvia, pode-se considerar o efeito dessa redução na estratégia de estudo e na estratégia de execução da prova. O TPS "afunilou" e a margem de erro também reduziu. Não se poderá apostar em deixar questões em branco ou em privilegiar o estudo de uma disciplina em detrimento de outras disciplinas. Em todas as provas, cada ponto é precioso e não pode ser desperdiçado, mas espero que aqueles que ignoram essa premissa se convençam de que o TPS 2012 não deixará grandes margens para a sorte ou para a falta de cautela no processo de preparação.
2- ALTERAÇÕES NA EXTENSÃO DOS EXERÍCIOS DA SEGUNDA FASE
Em 2012, os exercícios da segunda fase serão novamente medidos por quantidade de palavras, e não mais por número linhas. A redação volta a ter a extensão de 600 a 650 palavras e os exercícios passam a ter a extensão de 120 a 150 palavras.
Do meu ponto de vista, como professor de redação, a contagem por linhas tornava mais factível e menos trabalhosa a correção, bem como dava ao candidato margem razoável para executar uma boa prova. Ao analisar os espelhos de 2012, os exercícios de interpretação, análise e comentário, por exemplo, foram muito mais bem executados pelos candidatos nas 20 a 25 linhas do que o foram nas provas nas quais a extensão era de 100 a 150 palavras, em decorrência de a maior extensão possibilitar maior aprofundamento da argumentação e da análise.
Cabe ressaltar que a extensão estabelecida em número de palavras torna a disputa mais homogênea. Os candidatos com menos capacidade de síntese e menos objetividade precisarão de muito treinamento para executar a prova. Além disso, a menor extensão dos exercícios contribui para a redução dos erros formais.
Por último, é importante destacar que, em se tratando de 30 vagas, a segunda fase tem influência ainda maior na soma do resultado final. Não basta alcançar o mínimo de 60 pontos, será necessário somar o maior número de pontos possível, para aumentar um pouco a margem de erro na terceira e na quarta fases. Fiquem atentos a esse aspecto da prova.
3- SOMA DA NOTA DO TPS NO RESULTADO FINAL DO CONCURSO
Se analisarmos de forma apressada, a soma da nota do TPS no resultado final parece não ter grande influência no resultado. Feliz ou infelizmente, trata-se de conclusão equivocada.
Em primeiro lugar, deve-se considerar que a diferença de pontos entre os trinta primeiros colocados é muito pequena, em alguns casos são apenas décimos. Tomando como exemplo o concurso de 2011, um candidato que fez 42 e um candidato que fez 43 no TPS poderiam variar de quatro a cinco posições na classificação final, quem sabe sequer alcançar as 26 primeiras colocações.
Em segundo lugar, há um efeito direto na pontuação dos candidatos aprovados dentro dos 10% de vagas reservadas aos afro-descendentes. Se, por um lado, a reserva de vagas permite que esses candidatos sejam aprovados abaixo da nota de corte (em 2011, por exemplo, a nota de corte foi 40.8 e o último aprovado na reserva de vagas estava na casa dos 38 pontos); por outro lado, essa pontuação mais baixa terá de ser compensada nas etapas posteriores. Como demonstra o exemplo de 2011, a diferença foi pequena, de dois pontos, mas esses dois pontos de diferença são proporcionalmente muito mais importantes na classificação final e podem significar ser o 29º ou o 31º colocado.
Acredito que soma do TPS no resultado final é positiva, porque permite a avaliação do desempenho geral do candidato em diferentes formatos de prova. Além disso, incentiva os candidatos a buscarem o melhor desempenho e a maior pontuação possíveis em todas as etapas e desestimula a busca de "atalhos" ou de "milagres" que tenham efeito no resultado final.
O CACD não tem mais 100 vagas. Os candidatos precisam adaptar-se ao nível de esforço e ao nível de desempenho necessários ao formato do concurso de 30 vagas.
Boa sorte a todos e bons estudos. Nos próximos meses, debateremos com mais freqüência neste espaço.
2 comentários:
Caro amigo Professor M Costa, DD representante do governo brasileiro neste,
...continue aprimorando o vosso saber pois o curso atende plenamente as expectativas no que tange ao certame pretendido.
Com os devidos cumprimentos,
jcl/Twn/Brz
Uff! que dureza!
Cada ao que não passo parece que o próximo fica mais difícl! rs
http://teresa-inglesparticularsorocaba.blogspot.com/
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