Seguidores

quarta-feira, 22 de maio de 2013

POR QUE SER DIPLOMATA?


          O título deste texto nada mais é do que a pergunta que todos nos fazemos, ou fizemos, em algum estágio da preparação para o CACD. Procurei elaborar a minha resposta, depois de seis anos e uma remoção para o exterior. Espero que contribua para as decisões de todos os leitores.

------------------------------------------------------------------------


A carreira de diplomata é, sem dúvida, uma das mais interessantes e desafiadoras carreiras do serviço público. A possibilidade de servir ao País e de representá-lo no exterior, a variedade de temas, de lugares e de pessoas, e a boa remuneração são os grandes atrativos do trabalho. Por essas razões, o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata é extremamente concorrido.
Na carreira, é possível trabalhar com temas das mais diversas naturezas – dos contenciosos comercias na OMC a temas administrativos, dos direitos humanos a negociações de acordos de comércio. O tratamento de temas tão diversos exige dos diplomatas a compreensão abrangente e o bom entendimento das implicações políticas. O diplomata deve, portanto, estar preparado para conhecer as mais diversas áreas do conhecimento para melhor cumprir seu papel na formulação e na execução da política externa brasileira.
O diplomata tem o mundo inteiro como opção para trabalhar e para viver. Mais do que conhecer outras culturas, é possível, e necessário para o trabalho, integrar-se às culturas locais. Seja na América do Norte, seja na Ásia, seja na América do Sul, na África ou na Oceania, o diplomata tem as mais diversas experiências de vida e de crescimento pessoal associadas ao trabalho. É possível contribuir junto à Missão de paz no Haiti, participar de negociações no MERCOSUL ou optar por representar o Brasil na África.
O trabalho do diplomata pode ser muito gratificante. Representar o Brasil tem grande significado, especialmente em função do crescimento da projeção internacional do Brasil e dos novos papéis a serem desempenhados pelo nosso reconhecidamente competente corpo diplomático na nova ordem internacional. A grandeza do Brasil resulta em grandes oportunidades para contribuir com a construção de um futuro mais próspero e pacífico.
            O caminho para tornar-se diplomata é difícil, mas todos os obstáculos são superáveis. O mais importante é ter consciência de que se trata de uma carreira que vale a pena o sacrifício necessário para ingressar e que nos traz muito mais compensações do que decepções.

3 comentários:

Lorena disse...

Excelente resposta!

Lorena disse...

Excelente resposta!

Lorena disse...

Excelente resposta!