Seguidores

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

PONTAPÉ INICIAL PARA CACD 2010

A publicação da portaria 683, no DOU de ontem, deu início ao processo do CACD 2010 e, como sempre, acendeu a fogueira dos boatos e das especulações sobre a próxima prova. Acredito que a maioria dos candidatos deve, ou pelo menos devia, estar tranquila com aquilo que foi publicado.

Felizmente para todos, prevaleceu a solução de continuidade. O concurso continua com quatro fases, a prova de portugês é eliminatória, espanhol e francês continuam obrigatórios, mas apenas classificatórios na quarta fase, o prova objetiva da primeira fase terá todas as matérias do concurso, exceto espanhol e francês. Um pouco de estabilidade não faz mal a ninguém :-).

Destaco, entretanto, que a continuidade das regras não siginifica, e jamais significou, repetição do padrão da prova. Até a publicação do edital, alerto os candidatos para os seguintes pontos

a)não se sabe qual será, por exemplo, o número de questões da prova objetiva ou qual será o formato das provas da terceira e quarta fases. Pode parecer pouco importante, mas a quantidade de questões da prova discursiva( 4 ou 5), o número de linhas (60 ou 90), a nota mínima por etapa são fatores determinantes para o bom andamento da preparação;

b) somente após a publicação do edital saberemos se houve mudanças no programa e na bibliografia;

c) mesmo após a publicação do edital, não saberemos qual será a distribuição de questões por disciplina na prova objetiva.;

d) a publicação da portaria em fins de outubro é um forte indício de que o CACD 2010 deve seguir cronograma semelhante ao do CACD 2006 e ao do CACD 2007 (primeira fase em fevereiro, terceira e quarta fases em maio).

Como nunca me canso de repetir, é imprescindível que os candidatos estejam preparados para tudo, do ponto mais obscuro ao mais óbvio do programa do concurso. Preocupações com a data da prova afetam a preparação, mas o que mais pode afetar negativamente o estudo é perder tempo demais preocupado com o tempo que falta em vez de gastá-lo lendo e fazendo exercícios.

Pode parecer absurdo, mas afirmo com convicção que um candidato despreparado hoje será aprovado em fevereiro e que candidatos supostamente mais bem preparados, que estudam há mais tempo, não serão. Moral da história: a eficiência do estudo é mais importante do que o tempo e do que o cronograma do concurso. Estudem muito e estudem bem, porque é a única forma de diminuir a influência da "sorte" no desempenho final.

Abaixo, o texto da portaria.

PORTARIA Nº 683, DE 27 DE OUTUBRO DE 2009O MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, no uso desuas atribuições, e tendo em vista o disposto nos artigos 1º e 5º doRegulamento do Instituto Rio Branco, aprovado pela Portaria de 20de novembro de 1998, publicada no Diário Oficial da União de 25 denovembro de 1998, e alterado pela Portaria nº 11, de 17 de abril de2001, publicada no Diário Oficial da União de 25 de abril de 2001,resolve:

Art. 1º. Ficam estabelecidas as normas que se seguem para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata de 2010.

Art. 2º. O Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata de2010 constará, na Primeira Fase, de prova objetiva, de caráter eliminatório,constituída de questões de Português, de História do Brasil,de História Mundial, de Geografia, de Política Internacional, deInglês, de Noções de Economia e de Noções de Direito e DireitoInternacional Público.

Art. 3º. A Segunda Fase constará de prova discursiva eliminatóriae classificatória de Português.Parágrafo único. Será estabelecida nota mínima para a provade Português.

Art. 4º. A Terceira Fase constará de provas discursivas deHistória do Brasil, de Geografia, de Política Internacional, de Inglês,de Noções de Economia e de Noções de Direito e Direito InternacionalPúblico.Parágrafo

1º. As seis provas da Terceira Fase terão pesoequivalente.Parágrafo
2º. Será estabelecida nota mínima para o conjuntodas provas da Terceira Fase.

Art. 5º. A Quarta Fase constará de provas escritas de Espanhole de Francês, de caráter exclusivamente classificatório.

Parágrafo único. Para efeitos de classificação, cada uma dasprovas da Quarta Fase terá peso equivalente a metade do peso decada uma das provas da Terceira Fase.

Art. 6º. Serão oferecidas, no Concurso de Admissão à Carreirade Diplomata de 2010, 108 (cento e oito) vagas para a classeinicial da Carreira de Diplomata.Art. 7º. O Diretor-Geral do Instituto Rio Branco fará publicaro Edital do Concurso.

15 comentários:

Isabela Chan disse...

Que bom que voltou :) O blog e o concurso!

larissa rovane disse...

Olá, tenho uma dúvida.

Onde consigo encontrar as provas dos CACD anteriores? :)

Denis disse...

Larissa, você pode encontrar as últimas edições do CACD no site do CESPE/UNB:

http://www.cespe.unb.br/concursos/

É só procurar o concurso de diplomacia 2008 e 2009, bem como anteriores na seção "Antigos"

Espero ter ajudado e boa sorte no concurso!

Miss.Eighties disse...

OOOOooooh! brother!

lamer94 disse...

Bom Dia, tenho uma dúvida, sei que pode parecer descabida, mas ninguem consegue responde-la com precisão. Talvez os senhores me auxiliem: as preposiçoes, pronomes e artigos sao considerados no computo das 600 palavras da prova de portugues?!

lamer94 disse...

Edital Publicado. Cespe/ UnB

Anônimo disse...

Caro Prof. Maurício,

Desculpem-me ela ignorância no assunto, porém notei que nos primeiros posts deste blog (2007) foi colocada uma sigla: "TPS". Poderia me explicar o que significa?

Aproveito para solicitar os nomes dos cursos preparatórios para Carreira Diplomática.
Agradeço resposta.

Ana Lívia disse...

Olá, me chamo Ana Lívia e estudo Direito em Maceió. Há um certo tempo me interessei pela carreira de Diplomata e é o que pretendo seguir. Quero começar a me preparar de agora pois tenho em mente a extrema dificuldade desse concurso. Eu chego lá! Gostei bastante do blog e voltarei aqui mais vezes. Abraços.

Anônimo disse...

Nem uma palavrinha sobre o tps 2010?

Farage disse...

Bom dia,
gostaria de saber como faço para saber quantos pontos obtive nas provas este ano. Sera que eles envim para cada candidato por e-mail? Ou nos mesmos temos que correr atras?
Grata

ludorfbcrich disse...

Esse blog acabou?!?

Anônimo disse...

Acabou o blog?
Pena, para quem se prepara...

N. Topini disse...

Olha, eu adorei a iniciativa do blog, só conheci agora por meio de buscas na internat. Obrigada por compartilhar conosco as inforações e mantenha-nos atualizados.

Abraços.

Neilimar disse...

Olá! Ótimo blog!
Estou planejando meus estudos. Poderia me sugerir uma direção de leituras? Devo começar com Darci Ribeiro/Amado Luiz cervo/Hobsbawm, ou deveria primeiro estudar conteúdos em textos mais didáticos (direcionados).

Bruno Cornelio disse...

olá, estou no exterior, França e gostaria de saber quais livros em francês são necessários para a prova.

Obrigado