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quarta-feira, 20 de julho de 2022

Uso dos Porquês - Português/Redação


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Os alunos do Curso de Redação do Diálogo Diplomático, ao estudarem a distinção entre “por que”, “porquê”, “por quê” e “porque”, preparam-se tanto para a prova de português, na primeira fase, como para a redação, na segunda fase. Ademais, inseri-los corretamente em uma dissertação pode ajudar a fundamentar a argumentação daquilo que se escreve. Vamos diferenciá-los por meio de exemplos? “Porque”, junto e sem acento, é utilizado em frases afirmativas, as quais introduzem causa/explicação. “Por que”, separado e sem acento, é introduzido em frases interrogativas. “Porquê”, junto e com acento, é inserido como substantivo, no momento em que o vocábulo que o antecede for um artigo. “Por quê”, separado e com acento, é aplicado no final de período. Consequentemente, podemos imaginar uma conversa entre dois amigos que estudam para o CACD: - Por que aprender os porquês da nossa língua materna parece ser tão complicado? Indago, por quê? - Recomendo que você acesse as redes sociais do Diálogo Diplomático, porque foi feita uma postagem a respeito desse tema. Saibam, caríssimos seguidores, que o professor Maurício Costa (@malcosta) pode auxiliá-los para as diferentes fases e disciplinas do CACD. Por isso, não deixem de enviar um e-mail para contato@dialogodiplomatico.com.


 

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