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sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Acentuação - Português/Redação


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No Curso de Redação do Diálogo Diplomático, os nossos alunos também aprendem acentuação. A despeito das alterações como consequência da reforma ortográfica, sua base permanece. Primeiramente, queridos CACDistas, espera-se que vocês discernam palavras proparoxítonas, paroxítonas e oxítonas. Essas nomenclaturas discorrem de termos em que a sílaba tônica está na última, na penúltima ou na antepenúltima sílaba. Concretamente, as oxítonas terminam em “a(s)”, “e(s)”, “o(s)”, “em”, “ens”, as paroxítonas em “r”, “n”, “l”, “x”, “i(s)”, “u(s)”, “um(s)”, “on(s)”, “ã(s)”, “ps”, “ditongos”, e a proparoxítonas são todas acentuadas. Exemplos: diálogo, lápis, café. Notem, além disso, que os monossílabos tônicos terminados em “a(s)”, “e(s)”, “o(s)” são igualmente acentuados, como “lá”, “vês”, “sós”. Conhecer o sentido de ditongo, tritongo e hiato, outrossim, irá ajudar-lhes no estudo dessa parte do edital. Por fim, vamos a algumas mudanças em razão da reforma? Palavras terminadas nos hiatos “oo(s)” e “eem” perderam o acento, tais como “voo”, “enjoo”, “creem”, “leem”. Do mesmo modo, ditongos abertos, “éi” e “ói”, perderam o acento em palavras paroxítonas, bem como “boia”, “ideia”, “assembleia”. Futuros diplomatas, cometer erros de acentuação na redação de língua portuguesa ocasiona penalizações que podem impedir-lhes de atingir a média, embora o nosso ensino tenha a nota máxima como objetivo. Caso desejem aprimorar não só a escrita, mas também as técnicas exigidas no concurso, nós podemos ajudar. Chamem-nos no chat.


 

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