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Na primeira fase do CACD, a banca cobra reescrita. Por
isso, no Curso de Redação do Diálogo Diplomático, treina-se não somente a
gramática, mas também a leitura, com a intenção de aperfeiçoar a interpretação
de texto dos alunos e suas habilidades de escrita. Em 2018, por exemplo, na
prova de português, os candidatos depararam-se com o seguinte item: “A correção
gramatical e o sentido do texto seriam preservados caso o período ‘Assim, com
mil formas e nomes, o favor atravessou e afetou no conjunto a existência
nacional, ressalvada sempre a relação produtiva de base, esta assegurada pela
força.’ (R. 29 a 32) fosse assim reescrito: Dessa forma, o favor atravessou e
afetou, no conjunto e com mil formas e nomes, a existência nacional, embora a
relação produtiva de base estivesse sempre ressalvada e assegurada pela força.’”.
Qual a melhor maneira de julgar afirmativas assim, caros CACDistas? Avaliar a
morfologia/sintaxe das palavras? Reler todo o parágrafo? Elaborar a forma
direta de uma frase, com sujeito, verbo e objeto? No final, esse item estará
certo ou errado? No Diálogo Diplomático, por meio de aulas e indicações de
leituras, nossos alunos aprimoram tanto seu nível gramatical como aprendem a
formular a introdução, o desenvolvimento e a conclusão de uma redação. Se vocês
buscam uma preparação adequada para todas as fases do CACD, não hesitem em
enviar-nos uma mensagem.
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