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No Programa de Coaching do Diálogo Diplomático, baseados
em leituras, revisões e exercícios, nossos alunos elevam seu grau de
conhecimento nos tópicos sobre a história dos Estados Unidos. Haja vista a
influência inglesa nos EUA, entre os séculos XVIII e XIX, os estadunidenses não
só conseguiram sua independência, como também sua expansão territorial, em um
projeto denominado “Marcha para o Oeste”. Identificava-se potencial nas
riquezas naturais do continente, assim como na corrida pelo ouro. Além disso,
acreditava-se que seria simples dominar o que pertencia aos índios. Afinal, por
meio da doutrina do “Destino Manifesto”, expressão cunhada pelo jornalista John
Louis O'Sullivan, os colonizadores norte-americanos consideravam-se pessoas
escolhidas por Deus cujo objetivo seria civilizar seu território, sobretudo o
povo indígena. O pintor John Gast ratificou essa ideia em uma obra chamada
“Progresso Americano”, na qual uma mulher se desloca do leste para o oeste, a
fim de levar a ferrovia, a eletricidade, a terra cultivada, a domesticação dos
animais. Apesar desse avanço territorial, os CACDistas devem saber distinguir a
compra, a guerra e a diplomacia, já que a banca pode misturar suas ocorrências
na prova objetiva de história mundial. Logo, caríssimos seguidores, se vocês
desejam ter contato com todos os pontos do edital e com as três fases do
concurso, nós podemos ajudar. Falem conosco.
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