#cacd #diplomacia #diplomata #portugues #redacao
#linguaportuguesa #gramatica #acentuacao
No Curso de Redação do Diálogo Diplomático, os nossos
alunos também aprendem acentuação. A despeito das alterações como consequência
da reforma ortográfica, sua base permanece. Primeiramente, queridos CACDistas,
espera-se que vocês discernam palavras proparoxítonas, paroxítonas e oxítonas. Essas
nomenclaturas discorrem de termos em que a sílaba tônica está na última, na
penúltima ou na antepenúltima sílaba. Concretamente, as oxítonas terminam em “a(s)”,
“e(s)”, “o(s)”, “em”, “ens”, as paroxítonas em “r”, “n”, “l”, “x”, “i(s)”, “u(s)”,
“um(s)”, “on(s)”, “ã(s)”, “ps”, “ditongos”, e a proparoxítonas são todas
acentuadas. Exemplos: diálogo, lápis, café. Notem, além disso, que os
monossílabos tônicos terminados em “a(s)”, “e(s)”, “o(s)” são igualmente
acentuados, como “lá”, “vês”, “sós”. Conhecer o sentido de ditongo, tritongo e
hiato, outrossim, irá ajuda-los no estudo dessa parte do edital. Por fim, vamos
a algumas mudanças em razão da reforma? Palavras terminadas nos hiatos “oo(s)”
e “eem” perderam o acento, tais como “voo”, “enjoo”, “creem”, “leem”. Do mesmo
modo, ditongos abertos, “éi” e “ói”, perderam o acento em palavras paroxítonas,
bem como “boia”, “ideia”, “assembleia”. Futuros diplomatas, cometer erros de
acentuação na redação de língua portuguesa ocasiona penalizações que podem impedi-los
de atingir a média, embora o nosso ensino tenha a nota máxima como objetivo. Caso
desejem aprimorar não só a escrita, mas também as técnicas exigidas no
concurso, nós podemos ajudar. Falem conosco pelo contato@dialogodiplomatico.com, a
fim de terem aulas com o professor Maurício Costa (@malcosta).
Nenhum comentário:
Postar um comentário