Em história mundial, orienta-se que os candidatos estudem
a conjuntura da América Latina no século XX. Afinal, conhecer os acontecimentos
nessa região pode garantir pontos em diferentes matérias do edital, haja vista
a interdisciplinaridade existente no CACD. Prontos para alguns exemplos, caros
seguidores? Na virada do século XIX para o século XX, a Argentina obteve
estabilidade política e desenvolvimento econômico. Apesar do momento, desentendimentos
nos anos 1930 foram responsáveis para que esse período fosse chamado de “Década
Infame”. Em relação aos anos 1940 e 1950, recomenda-se que se conheça acerca do
Grupo de Oficiais Unidos (GOU) e do governo Perón. Quanto ao México, é
necessário que se saiba a conjuntura da qual o governo Porfirio Díaz fez parte.
Ademais, projetos de personagens como Francisco Madero, Emiliano Zapata, Pancho
Villa, Lázaro Cárdenas devem ser compreendidos, bem como os eventos causadores
da revolução de 1910. No Chile, o presidente Salvador Allende tinha um projeto denominado
“Via Chilena para o Socialismo”. Em meio à insatisfação política, Augusto
Pinochet assumiu o poder. Na Nicarágua, deve-se analisar a circunstância que
envolveu figuras como Somoza, Sandino, Ortega, Chamorro. No que concerne à
Cuba, recomenda-se a compreensão do governo Batista e os motivos pelos quais
Castro optou pela revolução, em 1959, além de sua aproximação no tocante à União
Soviética. Saibam, futuros diplomatas, que os tópicos supracitados podem
aparecer não exclusivamente na primeira fase de história mundial (C/E), como
também nas provas discursivas de inglês e de política internacional, por
exemplo. No Programa de Coaching do Diálogo Diplomático, os alunos são orientados
mediante materiais inteiramente baseados no edital e técnicas de prova,
independentemente de seu nível de estudo, já que oferecemos serviços personalizados. Se você deseja aprender as
matérias do edital, ou aprimorar seu nível de competitividade no concurso, nós
podemos ajudar. Contate-nos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário