#cacd #diplomata #diplomacia #redacao #portugues
#pronomes #proclise #mesoclise #enclise #mre #itamaraty
As aulas e as correções gramaticais do Curso de Redação
do Diálogo Diplomático adequam-se às distintas fases das provas de língua
portuguesa. Na preparação para o CACD, o candidato precisa assimilar a função
dos pronomes o quanto antes, já que esse ponto do edital aparece
recorrentemente, seja na primeira fase, com a banca, seja na segunda fase, com
a redação do aspirante à carreira de diplomata. Iniciamos com os pronomes
pessoais, os quais são retos e oblíquos. Vocês, caríssimos seguidores, já os
têm anotados? Se apresentarmos exemplos como “Ela estuda bastante.” e “Meu
irmão comprou-me os cursos do Diálogo Diplomático.”, vocês saberiam distinguir
tais conceitos? Outrossim, apresentamos os pronomes demonstrativos, possíveis
em frases tais quais “Esse concurso exige muita leitura.”, “Aqueles candidatos
não são competitivos.”, “Tal disciplina só foi aprendida depois de muita
repetição.”. Vale citar que existem outras finalidades para o uso dos pronomes.
Ao idealizarmos a segunda fase, é necessário que o CACDista saiba discernir o
uso da próclise, da mesóclise e da ênclise. Afinal, será que se pode iniciar um
período com “Se afirma que a política externa brasileira...”, ou utilizar uma
locução com “O comércio vai se expandir.”, ademais de redigir “Isso aprende-se
com muito treino.”? Essas orações, conquanto sejam simples, contêm vícios de
escrita constantemente redigidos, seja no curso de redação, seja na segunda
fase do concurso. Se você deseja aperfeiçoar não apenas o seu conhecimento
gramatical, como também a sua forma de elaborar um texto, nós podemos participar
da sua preparação. Sinta-se à vontade para enviar-nos uma mensagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário