Seguidores

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Escrita - Português/Redação


#cacd #diplomacia #diplomata #portugues #redacao #linguaportuguesa #escrita

As análises que fazemos em nossas postagens a respeito da redação, futuros diplomatas, têm como objetivo demonstrar a relação entre os diferentes elementos constitutivos da segunda fase do CACD, desde seus aspectos gerais, como a análise diacrônica da estrutura da prova e de sua evolução nos últimos anos, até suas características mais específicas, como a adequação do nível de linguagem e os critérios de correção gramatical. Logo, a arte de escrever não se baseia na repetição de modelos estritos ou de receitas mirabolantes, nem no uso de listas de usos proibidos ou condenados – o que apenas reforça o preconceito linguístico. Escrever bem depende da compreensão dos processos de escrita, das relações sintáticas e das relações semânticas entre os termos de um período. Escrever bem nada mais é do que expressar na escrita a inteligência que todos temos e que não pode ser subestimada nem diminuída por recursos rasteiros e insuficientes que causam insegurança e prejudicam a autoestima do candidato. Escrever bem é totalmente possível mediante a repetição de exercícios. Não se aprende a escrever de outra forma que não escrevendo, não se aperfeiçoa ao raciocínio de outra forma que não raciocinando. Façamos uso adequado daquilo que diferencia o ser humano dos outros animais: o telencéfalo altamente desenvolvido e o polegar opositor, como ressalta o clássico do cinema nacional “Ilha das Flores”. Que tal treinar sua escrita em uma estrutura que simula a segunda fase do CACD, quer no nível de dificuldade, quer na cronometragem do tempo? Apresentamos-lhes o Curso de Redação do Diálogo Diplomático. Contatem-nos para mais informações.


 

Nenhum comentário: