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Os erros de pontuação são muito recorrentes na segunda
fase do CACD, em função da dificuldade de os candidatos identificarem os usos
corretos para cada estrutura sintática. Evitar os erros de pontuação depende,
em grande medida, da capacidade de reconhecer os termos do período e suas
respectivas funções sintáticas, para que não se isole termo incorretamente por sinal
de pontuação e para que não se deixe de usar sinal de pontuação quando
necessário. Além disso, a divergência entre diversos gramáticos e entre as
prescrições de uso obrigatório e facultativo de sinais de pontuação,
especialmente da vírgula, e a ambiguidade de algumas prescrições são fatores
que dificultam a compreensão desse critério de correção formal. Na segunda fase,
não se pode afirmar que haja uma fórmula obrigatória de usos de pontuação
quando se trata dos casos de facultatividade, por isso é necessário estudar
mais atentamente os exemplos concretos de correção das provas. No Curso de
Redação do Diálogo Diplomático, os candidatos resolvem questões e simulados
completos, bem como têm contato com gramática, compreensão e interpretação
textuais. Se vocês, portanto, esperam aperfeiçoar a escrita consoante o método
de correção da banca examinadora do CACD, nós podemos auxiliar. Aguardamos o
seu contato.
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