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quarta-feira, 14 de abril de 2021

Concordância e Regência - Português/Redação


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Na segunda fase do CACD, os erros de concordância e regência são, felizmente, menos frequentes do que a maioria daqueles que se referem aos demais critérios de correção formal. A análise detalhada de espelhos de prova corrigidos demonstra que os erros de concordância são ainda menos frequentes do que os erros de regência. Os erros de concordância decorrem, em sua maioria, da falta de atenção do candidato ou da falta de revisão do texto final, entretanto, há erros que decorrem de construções sintáticas que suscitam dúvidas em relação às regras de concordância verbal e concordância nominal. Os erros de regência, por sua vez, decorrem da confusão entre as diferentes preposições de acordo com seus diferentes significados do mesmo verbo. Muitas vezes, usam-se verbos transitivos diretos como se fossem transitivos indiretos ou invertem-se a regência e o significado do verbo. A grande dificuldade na preparação em relação à regência nominal e verbal é a de que é necessária a memorização do verbo ou do nome e da preposição, no caso dos verbos transitivos indiretos, e da inexistência de preposição, no caso dos verbos transitivos diretos. No Curso de Redação do Diálogo Diplomático, todas essas análises são estudadas, a fim de que o candidato escreva de acordo com o que é exigido pela banca. Por isso, permitam-nos colaborar no aperfeiçoamento de sua escrita. Temos matrículas abertas, contatem-nos.


 

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