Seguidores

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Pequenas dicas para a prova de economia

Caros leitores,

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que a prova de economia é bem distinta das demais, no sentido de que as respostas devem conter elementos precisos. Trata-se de uma prova mais curta (menos linhas para responder), e, por isso, cada linha é importante. Pense bem antes de responder cada questão.

Seguem algumas dicas de estrutura, conteúdo e formatação:

Estrutura
- Procure estruturar a resposta de maneira cartesiana, respondendo à questão na ordem dos itens que foram pedidos. Não há necessidade de haver encadeamento lógico entre os itens. Apenas siga o que foi pedido.
- Não há necessidade de parágrafo introdutório, como nas outras matérias. Evite perder linhas adiantando o que vai ser dito mais adiante na resposta.
- Se houver necessidade de alguma conta, explicite o raciocínio e eventualmente o próprio cálculo. Vale salientar que as questões que envolvem números são corrigidas de maneira binária: nota cheia se a resposta estiver correta e nota zero se estiver errado. Porém, se o raciocínio estiver correto e bem explicado, podem-se obter alguns pontos, ainda que a resposta final esteja errada. Portanto, caprichem na explicação e muito muito cuidado com as contas. Refaçam cada conta umas 100000 vezes!
- Nas questões de história econômica, procurem apresentar os fatos e os dados na ordem cronológica. Ajuda a construção da resposta e contribui para o bom-humor do corretor.

Conteúdo
- Procure responder ao que foi pedido, de maneira direta e clara. Se não souber exatamente o que está sendo pedido, escreva tudo o que você sabe sobre o conteúdo em questão. Essa dica parece óbvia, entretanto, muitos candidatos perdem pontos, ao deixarem itens em branco pelo simples fato de não haverem entendido o que foi pedido.
- Não hesitem em usar gráficos ou tabelas. Ajuda o raciocínio e a explicação. Naturalmente, se o gráfico estiver errado, o estrago é maior do que uma imprecisão com palavras.
- Nas questões de história econômica, é importante inserir elementos teóricos e alguns dados quantitativos. Lembrem-se: a prova é de economia e não de história.
-Considerando o que caiu nos últimos anos, seguem alguns temas que devem estar na ponta da língua: teorias de comércio internacional, regimes de câmbio, formação econômica brasileira do início do século XX, estrutura do balanço de pagamentos, instrumentos de política monetária e fiscal.

Formatação
- Em questões que apresentam vários itens (a, b, c...), indique claramente qual item está sendo respondido. Isso ajuda a correção e protege o candidato, que poderá requerer algum ponto faltante no recurso.
- No mais, valem as dicas de sempre: evite rasuras, escreva as respostas nos locares indicados, muita calma no momento da prova, descanse na véspera da prova.

Grande abraço e boa prova!

2 comentários:

Anônimo disse...

olá,

entrei em contato com o curso por e-mail, mas não obtive resposta. Gostaria de saber se haverá curso de redação à distância. Terá alguma turma começando em agosto?

Obrigada.

Magda Helena disse...

Olá!!! Iniciei os estudos em 2011 e sempre tive uma curiosidade. Caso saiba informar, gostaria de saber porque no Guia de Estudos não consta a lista de livros que deverão ser estudados.