Seguidores

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Realização do CACD 2020/21


O MRE avalia que novo adiamento do CACD 2020 acarretará prejuízo ao interesse público e impacto às necessidades institucionais do MRE. O preenchimento do quadro ordinário da carreira de diplomata em bases anuais permite a adequada lotação de postos no País e no exterior e assegura a execução das políticas públicas a cargo do MRE, entre as quais o funcionamento da rede de embaixadas e consulados, que fortalecem as relações do Brasil com outros países e organismos internacionais, contribuem para o incremento das trocas comerciais e prestam cotidianamente assistência aos cidadãos brasileiros no exterior.

O concurso será realizado a exemplo de outros certames recentes, como os concursos da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal ou o exame da Ordem dos Advogados do Brasil, que terá lugar no mesmo dia 13 de junho corrente. Trata-se, ademais, de medida que visa a respeitar as legítimas aspirações dos candidatos que aguardam há quase um ano a realização das provas. 

Conforme o subitem 14.5.5.2 do edital nº 1, de 29 de junho de 2020, há previsão de alteração dos locais de provas para outro município do mesmo estado ou para estado próximo, em situação emergencial, com vistas à preservação do cronograma de atividades do concurso.

Excepcionalmente, na hipótese de caso fortuito ou força maior, os locais previstos no item 8 do edital nº 9, de 7 de junho de 2021, poderão ser alterados para locais alternativos, sendo que os candidatos serão avisados por correio eletrônico ou mensagem de texto pelo Instituto Americano de Desenvolvimento - IADES, responsável pela aplicação das provas. Foi dada publicidade dos locais de prova e dos locais alternativos, conforme prazos no edital. De acordo com o item 13.15, do edital nº 1, de 29 de junho de 2020, será de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização de prova. Ressalte-se, ademais, que, segundo o item 2, do edital nº 9, de 7 de junho de 2021, o candidato deverá obrigatoriamente acessar o endereço http://www.iades.com.br para confirmar o seu local de realização da prova por meio de consulta individual. Já o item 14.1.4 do edital nº 1, de 29 de junho de 2020, assevera que será de inteira responsabilidade do candidato acompanhar todos os atos, editais e comunicados referentes ao concurso que sejam publicados no D.O.U. e(ou) divulgados no endereço eletrônico http://www.iades.com.br. Não há registro de reclamações ou pedidos de mudanças dirigidos ao Instituto Rio Branco.

Serão mantidos todos os protocolos sanitários, que estão disponíveis para consulta no sítio eletrônico do IADES, acima mencionado. Os locais de prova e os locais alternativos são adequados para a realização do concurso, com a devida segurança para os participantes.

Segue link: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/respostas-a-imprensa/realizacao-do-concurso-de-admissao-a-carreira-diplomatica


 

Nenhum comentário: