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quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Vocabulário - Português/Redação


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Tendo em vista que vocabulário é assunto recorrente nas fases do CACD que abrangem a língua portuguesa, os alunos do Curso de Redação do Diálogo Diplomático aprendem sobre propriedade vocabular. Afinal, é necessário que o candidato não somente saiba identificar a correção gramatical em consequência da troca de uma palavra por outra, na primeira fase, mas também saiba aplicar sinônimos, na segunda fase, com o intuito de demonstrar seu domínio na escrita. Na primeira fase, por exemplo, seria possível trocar uma conjunção concessiva por outra? Depende, porquanto o candidato precisará avaliar todo o contexto. Afinal, conquanto os termos “embora” e “apesar de” façam concessões, este demanda verbo no infinitivo, aquele, no subjuntivo. Além disso, a banca examinadora pode tentar persuadir os CACDistas ao inserir palavras parecidas e perguntar se haveria alteração gramatical, como na mudança de “conquanto” por “no entanto”, “portanto”, “para tanto”, “entretanto” etc. Na segunda fase, ao pensarmos nas conjunções adversativas, a utilização de “mas” não está incorreta, porém a repetição de palavras para a mesma finalidade não é aconselhável. Afirma-se, por conseguinte, que é possível substituí-lo por “contudo”, “porém”, “entretanto”, “todavia”, “no entanto”. Aspirantes ao cargo de diplomata, se vocês almejam aprimorar o conhecimento na sua língua materna, a qual é diariamente utilizada no quotidiano de um diplomata brasileiro, nós podemos colaborar. Escrevam-nos.


 

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