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Os erros de pontuação estão entre os mais comuns na segunda fase do CACD. Esses erros decorrem de má formação de base em língua portuguesa, geralmente fundamentada em supostas fórmulas de estruturação frasal que não correspondem ao recomendado pela norma culta. Além disso, métodos de adestramento induzem os candidatos ao erro, ao afirmarem ser obrigatório aquilo que não o é, ao prescindir da explicação das coisas em relação à sintaxe e ao professar conhecimento daquilo que supostamente os corretores consideram sempre correto ou sempre errado. O problema da preparação em pontuação para a segunda fase do CACD está precisamente nos usos facultativos, nas exceções e na má compreensão das estruturas sintáticas. Deve-se considerar, também, o fato de que essas dificuldades não têm solução milagrosa e axiomática, mas, sim, podem ser interpretadas de acordo com tendências e padrões inferidos das correções realizadas nos últimos anos. As indicações para essas dificuldades, portanto, não são axiomáticas e de nenhuma forma podem ser interpretadas como obrigatórias. Os sinais de pontuação, ligados à estrutura sintática, têm as seguintes finalidades: a) assinalar as pausas e as inflexões da voz (a entoação) na leitura; b) separar palavras, expressões e orações que; c) esclarecer o sentido da frase. Aos CACDistas que almejam escrever de acordo com o padrão de correção da banca examinadora, comuniquem-se conosco via chat ou direct, de modo a serem orientados pelo professor Maurício Costa (@malcosta), no Curso de Redação do Diálogo Diplomático.
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