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#escrita
Os alunos do Curso de Redação do Diálogo Diplomático, ao
estudarem a distinção entre “por que”, “porquê”, “por quê” e “porque”, preparam-se
tanto para a prova de português, na primeira fase, como para a redação, na
segunda fase. Ademais, inseri-los corretamente em uma dissertação pode ajudar a
fundamentar a argumentação daquilo que se escreve. Vamos diferenciá-los por
meio de exemplos? “Porque”, junto e sem acento, é utilizado em frases
afirmativas, as quais introduzem causa/explicação. “Por que”, separado e sem
acento, é introduzido em frases interrogativas. “Porquê”, junto e com acento, é
inserido como substantivo, no momento em que o vocábulo que o antecede for um
artigo. “Por quê”, separado e com acento, é aplicado no final de período. Consequentemente,
podemos imaginar uma conversa entre dois amigos que estudam para o CACD: - Por
que aprender os porquês da nossa língua materna parece ser tão complicado?
Indago, por quê? - Recomendo que você acesse as redes sociais do Diálogo
Diplomático, porque foi feita uma postagem a respeito desse tema. Saibam,
caríssimos seguidores, que o professor Maurício Costa (@malcosta) pode
auxiliá-los para as diferentes fases e disciplinas do CACD. Por isso, não
deixem de enviar um e-mail para contato@dialogodiplomatico.com.
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